Em diversas circunstâncias da vida pública

PELA SANTIFICAÇÃO DO TRABALHO

Antífona de Entrada


No principio Criou Deus o céu e a terra.
E Deus criou o homem à sua imagem.
Viu Deus todas as coisas que fizera,
E eram muito boas.

Ou:


Vossa bondade, ó Deus, esteja sobre nós,
fazei frutificar o trabalho de nossas mãos!

Oração do dia

Ó Deus, criador de todas as coisas, que nos impusestes a lei de trabalho, fazei que os nossos empreendimentos sejam úteis à nossa vida, e possam, por vossa bondade, dilatar o reino de Cristo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Ou:

Ó Deus, que pelo trabalho humano aperfeiçoais e dirigis continuamente a imensa obra da criação, escutai as preces do vosso povo concedendo a todos um trabalho que os enobreça e os leve, cada vez mais unidos, a servir seus irmãos e irmãs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre as oferendas

Ó Deus, que dais ao gênero humano, no pão e no vinho, o alimento que eles jamais nos faltem, tanto para o corpo quanto para a alma. Por Cristo, nossa Senhor.

Prefácio V dos Domingos do Tempo Comum

Antífona da Comunhão

Tudo o que fizerdes, por palavras ou atos,

fazei – o em nome do Senhor Jesus Cristo,

dando por meio dele graças a Deus Pai.

Depois da Comunhão

Ao participar, ó Deus, da mesa da união e da caridade, fazei que possamos, pelo trabalho que nos confiastes, sustentar nossa vida terrena e construir o vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor.

__________________________________________________

EM TEMPO DE FOME OU PELOS QUE PASSAM FOME

 

Antífona de Entrada

Considerai, Senhor, vossa aliança,

e não abandoneis para sempre o vosso povo.

Oração do dia

Ó Deus de bondade poder, que velais sobre todas as criaturas, dai – nos um amor eficaz para com nossos irmãos irmãs que passam fome, a fim de que sejam saciados e vos possam servir de coração tranquilo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre as oferendas

Ó Deus, que esta oferenda dos vossos melhores dons, símbolos da vida divina e comunhão no amor, nos leve à justa distribuição dos bens da terra e ao serviço de nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Vinde a mim,

vós todos os que sofreis

e estais curvados sob os vossos fardos,

e eu vos aliviarei, diz o Senhor.

Depois da Comunhão

Nós vos pedimos, ó Pai de misericórdia, que o pão vivo descido do céu dos dê forças para ir em auxílio dos ossos irmãos e irmãs que passam fome. Por Cristo, nosso Senhor.

__________________________________________________

PELOS PRISIONEIROS

Oração do dia

Ó Deus compassivo e todo-poderoso, só vós penetrais o íntimo dos corações, conheceis o justo e podeis justificar o pecador. Escutai as nossas preces por nossos irmãos prisioneiros, par que sejam em sua angústia confortados pela paciência e a esperança, e possam retornar logo a seus lares com plena liberdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo , vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

__________________________________________________

PELOS DOENTES

 

Antífona da Entrada

Compadecei – vos de mim, Senhor, que estou sem forças;

vede a minha aflição, dai – me saúde!

Ou:

Na verdade o Senhor tomou sobre si nossas fraquezas,

ele próprio suportou as nossas dores.

Oração do dia

Ó Deus, quisestes que o vosso Filho único suportasse as nossas dores para mostrar o valor da fraqueza e do sofrimento humano. Escutai benigno as nossas preces por nossos irmãos e irmãs doentes, e dai aos oprimidos pelas dores, enfermidades e outros males, sentirem – se bem – aventurados segundo o Evangelho e unidos ao Cristo que sofreu pela salvação do mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Ou:

Ó Deus todo-poderoso, salvação eterna dos que creem, ouvi compassivo as nossas preces em favor de vossos servos e servas doentes, para que, recuperada a saúde, vos rendam graças na vossa Igreja. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre as oferendas

Ó Deus, de quem depende a nossa vida, acolhei estas preces e oferendas por nossos irmãos e irmãs enfermos para que nos possamos alegrar com a cura aqueles que nos inspiram tantos cuidados. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Completo em minha carne o que falta à paixão do Cristo

Pelo seu corpo, que é a igreja.

Depois da Comunhão

Ó Deus, único apoio da fraqueza humana, mostrai o vosso poder em nossos doentes, a fim de que, restabelecidos por vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.

__________________________________________________

PELOS AGONIZANTES

 

Antífona de Entrada

Nenhum de nós vive para si mesmo, e ninguém morre para si;

Se vivemos, vivemos para o Senhor,

Se morremos, morremos para o Senhor.

Quer vivamos, quer morramos,

Pertencemos ao Senhor.

Ou:

Na verdade o Senhor tomou sobre si os nossos sofrimentos,

Carregou ele próprio as nossas dores.

Oração do dia

Ó Deus onipotente e misericordioso, que pela morte abristes à humanidade as portas da vida eterna, assisti com bondade o (avosso (aservo (aem seu último combate para que, associado (a) à paixão do vosso Filho e marcado (acom o seu Sangue, possa ser apresentado (asem mancha aos vossos olhos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Ou: (pelos que vão morrer hoje):

Deus todo – poderoso e cheio de misericórdia, que manifestais por toda parte vosso amor pelas criaturas, escutai as nossas preces pelos que vão morrer neste dia; redimidos pelo sangue de vosso Filho, possam partir deste mundo sem mancha de pecado e descansar eternamente no seio da vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre as oferendas

Acolhei, ó Deus, este sacríficio, que vos oferecemos com fé por vosso (afilho (aagonizante, e purificai – o (ade todos os seus pecados, para que, tendo sofrido nesta vida por disposição vossa, consiga no céu o eterno repouso. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona de Comunhão

Completo na minha carne

o que falta à paixão do Cristo,

pela Igreja, que é seu corpo.

Ou:

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue

tem a vida eterna, diz o Senhor,

e eu o ressuscitarei no último dia.

Depois da Comunhão

Ó Deus, pela graça deste sacramento, sustentai o (avosso (afilho (a), a fim de que , na hora da morte, não o (avença o inimigo, mas seja por vossos Anjos transportado (a) para a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.

__________________________________________________

EM QUALQUER NECESSIDADE

 

Antífona de Entrada

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Quando chamarem por mim em qualquer aflição, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.

Oração do dia

Ó Deus, nosso refúgio nas dificuldades, força no desânimo, consolação nas lágrimas, perdoai o vosso povo, para que, corrigido por um justo castigo, conheça de novo a a vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre as oferendas

Acolhei, ó Deus, nossas preces e oferendas para que, atingidos pelos castigos de nossas faltas, sejamos libertados por vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da Comunhão

Vinde a mim, vós todos os que sofreis e estais curvados sob os vosso fardos e eu vos aliviarei, diz o Senhor.

Depois da Comunhão

Ó Deus, vede a nossa tribulação e, pela paixão de vosso Filho, afastai de nós a vossa justa ira, que os nossos pecados provocaram. Por Cristo, nosso Senhor.

__________________________________________________

EM AÇÃO DE GRAÇAS

Antífona de Entrada

Cantai e salmodiai ao Senhor em vosso corações, dai sempre graças a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Oração do dia

Ó Deus, que sempre escutais os vosso filhos e filhas quando padecem tribulações, nós vos damos graças pela vossa bondade e vos pedimos humildemente que sejamos livres de todos os males, e vos possamos servir com alegria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Sobre as oferendas

Ó Deus, que para libertar-nos da morte e de todo mal nos destes o vosso Filho, acolhei com bondade este sacrifício que, livres das nossas aflições, vos oferecemos em ação de graças. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio Comum IV

Antífona da Comunhão

Senhor, de todo o coração vos rendo graças, porque ouvistes as palavras de minha boca.

Ou:

Que retribuirei ao Senhor por todo o bem que me fez? Tomarei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor.

Depois da Comunhão

Ó Deus todo-poderoso, que por este pão da vida libertais do pecado os vossos filhos e filhas e renovais como pai as nossas forças, dai-nos caminhar sempre na esperança da glória. Por Cristo, nosso Senhor.